domingo, 1 de março de 2009

Filmes-denúncia

Abaixo a lista de alguns dos principais filmes denúncia.

O Sobrevivente (Running Man)
Esse antigo filme de 1987 com Arnold Schwarzenegger e baseado num conto de Stephen King e escrito em parceria com o brasileiro Steven E.de Souza ('Duro de Matar') conta a história de um programa de Tv mortal de 2019 chamado Running Man que usa a oferta para ex-presidiários a participar com promessas de que os vencedores irão para uma ilha paradisiaca. No entanto, quando o inocente setenciado Richards (Schwarzenegger) acaba sendo obrigado a participar deste show de horrores enquanto foge de seus obstáculos portando serras elétricas e afiados tacos de hóquei acaba por conhecer a verdadeira farsa por de trás do entretenimento bestial de um futuro onde a insensibilidade humana é regra. Aqueles são caçados por assassinos nos cenários e descartados até mesmo os vencedores, seus corpos são encontrados por Richards enquanto o apresentador está mais preoculpado em manter a farsa de seu programa.Diretor: Paul Michael Glaser Elenco: Arnold Schwarzenegger, Maria Conchita Alonso, Yaphet Kotto. Roteiro: Stephen King, Steven E. de Souza.

Enigma do Horizonte (Event Horizon) EUA-1997. Direção: Paul Anderson. Com: Lawrence Fishburne, Sam Neill.Depois re-aparecer misteriosamente após sete anos ao entrar num buraco negro artificialmente produzido, a nave experimental Event Horizon nas mediações de Netuno envia uma mensagem enigmatica em vídeo da tripulção onde dizem uma frase em latim. É enviada uma nave de busca e salvamento. Porém ao chegarem encontram uma nave a deriva cuja a tripulação misteriosamente se multilou de acordo com o diário de bordo. Ao começarem a se encaminhar para o mesmo, a tripulação decide retornar a terra, mas Dr. Weir seu criador busca impedir.Esta obra de ficção cientifíca bastante promissora inicialmente acaba descambando a uma carnificina o que definitivamente acaba reduzindo a qualidade desta produção como um terror semi-trash. Porém parece denunciar de forma bastante realista num roteiro inteligente o rumo que toma nossa civilização em sua atípica mudança comportamental. A nave Event Horizon após retornar de outra dimensão parece ter conhecido a verdade essêncial do mal quase que ganhando vida ao retornar. Lá estão as menções tão adoradas pelo ocultismo como o reator de propulsão dimensional formado por aneis que identifica a obssessão e adoração por formas circulares. Elementos que faz deste filme uma obra notória mesmo que aquém do padrão artístico cinematográfico cujo o diretor (Paul Anderson) apresenta uma carreira bastante irregular se alternando entre filmes comerciais medianos como 'Soldado do Futuro' e 'Resident Evil' a crossovers que apesar de igualmente comerciais são bastante interessantes como Alien Vs Predador.

Terror em Silent Hill
Dirigido pelo mesmo diretor de "Pacto dos Lobo", Christophe Gans, é inspirado no já clássico game de terror e estratégia da Konami. Apresenta um visual impecavelmente fiel a do jogo, sendo neste aspecto uma das adaptações dos videogames mais perfeitas. No entanto, somente é nisso que o filme tem substancialmente, pois além de se desviar da trama do original acaba por cometer enormes equivocos o que acaba por arruinar a trama deste. A história começa bastante similar ao jogo: Rose (Radha Mitchell) resolve levar a filha Sharon numa viagem até uma cidade afim de entender o porque que ela sofre de um estranha insônia onde constantemente refere-se a tal cidade. A Cidade chamada Silent Hill está deserta e perdida em meio a uma espessa nevoa de cinzas provocada pelo fogo de cavernas subterraneas de carvão durante anos. Lá sua filha filha acaba por desaparecer e ao seguir os seus possiveis rastros ao encontrar a policial Cybil (Laurie Holden) descobre que a cidade agora é habitada por criaturas demoníacas. Com o desenrrolar da história vai se tornando cada vez mais pesada e bizarra que leva a Cybil e Rose descobrir que na realidade tudo aquilo ocorre por causa de um massacre provocado por um grupo de fanáticos de uma igreja local e sua filha é uma espécie de "eco" do demônio vingador. É justamente neste ponto que a história fica no mínimo estranha passando de terror estiloso a uma coisa entre o insano e bizarro apenas sustentado em ótimos efeitos visuais, mas tornando o projeto descartavel. A começar pela misteriosa igreja dos supostos fanáticos que contradiz diretamente qualquer típica igreja cristã, que pra começar não tem a Cristo, isto é Jesus ressucitado e adorado como redentor mas que ao invés disso leva estes a buscar o estranho ideal de que pelo massacre os levará de volta a inocência. A pergunta que fica é: que "inocência" seria esta?

Possuídos (Fallen) EUA-1998.
Neste filme de suspense sobrenatural Denzel Washington faz o papel do detetive John Hobbes, que após assistir a condenação de um serial killer chamado Edgar Reese (Elias Koteas) este começa a descobrir uma série de outros assassinatos com a mesma assinatura do Serial Killer executado, assim como crimes anteriores a Reese, que na realidade liga a uma entidade maligna da antiga Babilônia chamada Azazel. Esse personagem realmente existente é inerente a apócrifo de enoque chamado 'Livro dos Gigantes' e também é chamado de Azazael (citado por mim em Ecce Libro). Tem ligações com o conhecimento oculto conforme referido no filme, e no livro apócrifo este teria sido responsável por ensinar os homens a construirem armas de guerra e os cosméticos, sendo assim uma das entidades mais antigas referidas e conjurada afim de se obter favores.Assim o filme parece ser correto neste aspecto, porém falhando em conceitos com afirmar que somente consegue sobreviver no corpo humano e pouco tempo fora deste, assim como os possuídos nunca serem capazes de se lembrar quando foram possuídos por esta entidade. Na realidade desconhecesse qualquer meio de se destruí-la se não apenas provoca-la danos (se o fosse alguém o teria feito).

A Invasão: Claramente inspirado no seriado clássico "Os Invasores", este filme que trás Charle Sheen como protagonista revela uma trama alienígena para aquecer o plante tornando-o mais adaptável a seu clima natural. Estes seres que infiltrados em nossa civilização buscam destruirmos é não mais que um claro exemplo de alegoria contra-ocultista. Os invasores são aqueles que querem destruir nossa civilização pelo aquecimento que representa justamente a queda de nossas leis sendo substituídas pela vilania da violência. Apesar de não ter sido muito bem recebido pela crítica e público é um filme bastante interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário