segunda-feira, 2 de março de 2009

Sociedade Alternativa: Criptomensagens

A Criptografia refere-se a área de estudo chamada de criptologia que significa "o estudo dos segredos", cujo seu objetivo central é estudar formas de cifrar mensagens utilizando técnicas de codificação para o qual apenas o destinarão deva saber. Seu uso é tão antigo quanto a necessidade da transmissão de informações em sigilo ou segredo, muitas vezes são assim relacionados com os hieróglifos egípcios de 4500 anos atrás.
Já a considerada criptologia pré-computacional se resume a um conjunto de de métodos de substituição e transposição dos caracteres para a criptografar a mensagem, feitos porém de forma manual até a criptografia moderna inciada por Claude Shannon, um dos pais da criptografia matemática, se tornando de padrão ligada a estudos governamentais de inteligência e assim desenvolvidos em segredo como por agências NSA até em 1976 quando foi publicado DES (Data Encryption Standard), um algoritmo aberto de criptografia simétrica, que em concurso público foi selecionado o algoritmo Lucifer, sendo assim o primeiro disponível abertamente no mercado. Hoje estes ramos alcança a Criptografia Quântica descrito inicialmente por Stephen Wiesner e publicado em 1983 no livro "Conjugate Coding".
O Estudo da decifração da criptografia é a criptoanálise, outro dos ramos da criptologia. Os criptógrafos, criptólogos ou criptoanalistas como são chamados os profissionais da area estudam além destes ramos a Esteganografia e Código. Ao contrário da ocultação cifra de mensagens a Esteganografia visa inserir outra mensagem oculta dentro de uma outra mensagem aberta, podendo assim por sua vez abranger outros ramos de estudos como da mensagem subliminar.O conceito do termo fora criado em 1957 por uma marketeiro chamado James Vicary fundador da 'Subliminal Projection Company' que apesar de ter sido patentiada por ele como "projeção subliminar" por um sistema chamado de taquitoscópio, seus princípios são anteriores a ele. Em sua definição irrestrita a mensagem subliminar é uma mensagem passada de modo não identificável de forma direta
pelos sentidos, estando abaixo do limiar do consciência atingindo o inconsciente humano sem ser percebido muitas vezes pelos sentidos. Essas mensagens se dividem essencialmente em duas: a da percepção e de persuasão.
Em resumo a mensagem subliminar é toda mensagem que seu significado esteja implícito numa outra mensagem ou meio comunicativo sendo interpretado pelos sentidos, e a consciência apenas a mensagem superficial inicialmente. A persuasão trata rotineiramente de utilizar algumas verdades para embrulharem uma mentira ou idéia induzindo aquele que a capita acreditar ou ser induzido a acreditar na mensagem. Esta pode ser sugerida de forma que possa ser dificilmente associada a uma pessoa não instruída e apesar de ser diferentemente usada por meio de psicologia em sua interferência por odores, cores, sons e luzes, e até químicos, dar-se também por meio simbólico numa espécie de lavagem cerebral sutil agregando assim valores que se enquadrem sob a mesma faceta de Mensagem Subliminar. A tática de propaganda em diversos níveis é uma aplicação constante ao longo dos anos, até mesmo numa guerra muitas vezes é uma tática comum utilizada pelo próprio inimigo afim de conscientizar a população a cerca dos motivos, no caso de uma luta contra a ditadura que ao exemplo dos EUA, utilizou-se aviões-estúdio onde se exibia sinais de rádio e Tv para conscientizar a população da verdade.
Sabe-se que existem freqüências auditivas não perceptíveis ao ser humano, por serem em freqüências demasiadas baixas, o que uns chamam de 'som branco' apenas sendo percebidas diretamente por alguns animais como os cães, assim como também pode não ser captadas diretamente pela audição consciente humana, mas de percepção subliminar. Estes estímulos são fracos demais para terem uma resposta do consciente por passar desapercebido por este. É como define o Wikipédia: "Segundo a hipótese, o subconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente". Assim estas informações, seriam 'degustadas' pelo inconsciente e nele guardado podendo em tese repercutir no gosto ou desejo do receptor, assim sua decisão. Isso também se daria na visão, pelo sistema taquitoscópio, a televisão brasileira por exemplo, é de um sistema de cores chamado Pal-m similar ao NTSC americano cuja a freqüência de quadros é de 30 por segundo. Muitos desses quadros na verdade passam desapercebidos ao consciente permitindo assim a inserção de quadros escondidos contendo mensagens subliminares. Dizem que essa tática chegou a ser utilizada por Hitler e num comercial da Coca-cola num experimento realizado por Vicary para a revista Advertising Age (Vol 37, pág. 127, 16 de Setembro de 1957), porém desmentido por ele mesmo posteriormente dizendo que os resultados foram adulterados, mas talvez por isso constantemente relacionada ao fato de que se é o que se vê pelo ocultismo.A Diferença dessas freqüências de quadros se percebem no cinema, que sendo deste a de 24 quadros por segundo contra os 30 do sistema televisão brasileiro analógico, não permitindo que uma camera Pal-m seja capaz de filmar um filme no cinema transmitindo na gravação aquela imagem cujo as barras 'pretas' se sucedem indefinidamente, justamente os quadros 'faltantes' na freqüência cinematográfica. A tática que encontram para burlar isso é então usar uma camera alemã cujo o sistema de cores se iguale a do cinema, 24 quadros, para depois da gravação a fita seja pirateada, repassado para NTSC ou digital (DVD).Apesar de tal fato e toda a sua repercussão diz-se que não fora comprovada sua eficiência de forma conclusiva abrindo margens para especulações e seu uso conspiratório afim de influenciar as pessoas.
Essa faixa de percepção humana conforme é chamada incluem também a percepção não consciente de algumas cores além do aspectro de visão comum humano, sabe-se que o computador por exemplo é capaz de interpretar mais de 16 milhões de cores diferentes, infinitamente mais que o ser humano. Esse dito limiar de percepção seria apenas uma faixa de percepção.
No dia 17 de dezembro de 1997 mais de 700 pessoas no Japão sofreram de desmaios a enjôos e vômitos com sangue ao assistirem um episódio do anime 'Pokemon', a cena que causou tal crise tinha a duração de apenas 5 segundo onde o personagem-título emitia pelos olhos oscilantes luzes vermelhas e azuis. Ao relatar o incidente no jornal, onde fora re-apresentada a cena, mais casos ocorreram. Esse incidente fora tão sério que levou o premier japonês da época Ruytaro Hashimoto a realizar um pronunciamento nacional sobre o risco de alguns programas de Tv e em testes laboratoriais constataram que as faxas de luzes quando assistido em grandes Tv´s e em proximidade da tela o efeito é maior.
Esse fenômeno já era conhecido desde a década de 80, o cérebro de algumas pessoas, principalmente de crianças são mais suscetíveis a influência de luzes em alta freqüência de intensidade provocando esses ataques de epilepsia. Apesar desse sem dúvidas ter sido o maior caso do gênero ocorrido há dezenas de outros espalhados por todo o mundo demonstrando assim como determinadas freqüências visuais podem atingir o cérebro humano. Essas limitações da percepção humana são utilizadas de diversas outras formas a exemplo de gravuras onde imagens aparentemente embaralhadas podem emergir imagens quando o visualizador nela se concentra, assim como um diversos bastões de luzes utilizado no metrô de Londres por exemplo tornavam visiveis do ponto de vista do passageiro dentro dos vagões em movimento imagens de criaturas se movendo, técnicas que utilizadas no entretenimento (e comunicação) podem ser extremamente interessantes.


"What are you looking for the devil, when you ought to be looking for the Lord?"
Já a idéia da pareidolia é conhecida pela construção de uma idéia tecida de forma onde pode se subentender diversas conclusões e pontos de vistas individuais inerentes de forma passiva a vivência do indivíduo que a interpreta, é uma meio de tentar abrangir "tudo" mesmo que não explique "nada" mas sendo apenas para facilitar a identificação do indivíduo com tal idéia exprimida, geralmente sendo uma mentira, em suma um tipo muito inteligente de propaganda muito comumente utilizado em filmes por exemplo.
Este meio é similarmente utilizado por idéias que atraiam a curiosidade pela proposta de mistérios a serem decifrados oferecendo peças deste, mas utilizando-se de cortinas de fumaça para confundir essa busca pela verdade, tática muito comumente utilizada para seduzir membros para algumas sociedades secretas. Não sendo necessário porém a utilização deste somente em tal, mas na mídia e na contra-cultura mesmo tendo por fonte-base o mesmo denominador comum, a exemplo do "backmasking" cuja a abordagem do tema por si só renderia outro tópico. Este que consiste em alguns trechos de determinadas músicas tocadas ao contrário sejam encontradas mensagens cifradas, mesmo que estas não representem cientificamente comprovado nenhuma força para ser captado pelo inconsciente humano. Bandas como Beatles, Pink Floyd, Prince, Elo utilizaram esse recurso, o que em muitos casos acabam comprovando sua relação com satanismo a exemplo de Raul Seixas, cuja suas próprias letras eram referências veladas ao próprio Diabo, sendo assim uma propaganda satanista.
Idéia muito comum é que com essa persuasão vender-se ideais satanistas buscando glamourizar tal, sendo este conhecido como propaganda associativa, assim o objetivo real das mensagens subliminares é atingir o querer do ser humano. Assim sendo o subconsciente não é capaz de tomar decisões, sendo este apenas a cargo do consciente limitando assim o subconsciente no máximo demonstrar o querer inerente interno como por meio da linguagem corporal ou guiar o mesmo querer, mas nunca pratica-lo (tema já abordado anteriormente), tais idéias também estariam associadas ao palavra Fnord que se apropria inicialmente da prática da desinformação ou Hoax, mas que ganhou conotação subliminar relacionado aos Illuminatti.
Na Espanha existe uma lei especifica determinando que a publicidade Subliminar é crime, de acordo com a Lei Geral Publicidade de 1988: "aquela que por ser emitida com estímulos no umbral da sensibilidade não é conscientemente percebida". Já no Brasil não existe qualquer lei especifica a esse tipo de propaganda apenas referindo-se ao artigo 20 do Código de Ética dos Publicitários (também no Código de Defesa do Consumidor artigo 36), onde diz-se que todas as mensagens devem ser ostensivas e assumidas (explícitas) em relação a idéia no qual se deve passar, o que novamente leva-se a conclusão que a utilização de simbolismos como comunicação o fere, sendo apenas justificável no âmbito de inteligência governamental, isto é, espionagem por motivos óbvios.
Quando você compra um produto você compra por não saber o que, ou por ter dúvidas dele? A idéia de um comercial visa justamente apresentar um produto ou serviço demonstrando o porque deve-se ser cliente demonstrando suas vantagens de forma clara e verdadeira, logo, quando seja qual for o tipo de propaganda, seja religiosa ou de serviço, se é vendido de forma mentirosa ou dubil, no mínimo se adequaria como uma propaganda enganosa, o que novamente é previsto por lei. Enganar dentro de alguns quesitos é crime, vai ver que por isso que o Diabo é marginal. Talvez o primeiro caso de propaganda enganosa fora Satanás apresentando o fruto proibido ao homem estando certo por conseqüência final (redenção), não por experimentação (queda).

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