Certamente de todas as ordens ocultistas estes é o que mais usam de simboligias, eles tudo inquirir, tudo buscam interpretações simbólicas como linguagem subjetiva. Daniel Sickles em "General Ahiran Rezon or Freemason´s Guides", pg.169: "Essa doutrina é a mais bela e ao mesmo tempo abstrusa doutrina da ciência do simbolismo maçônico que diz que o maçom estará sempre à procura da verdade, mas nunca a encontrará." Não existe assim a menor dúvida de que a Bíblia se refere especialmente a maçonaria em diversos trechos tal como em II Timóteo 3.7 pois de fato eles aprendem e aprendem, mas nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. A rebelião é como pecado de feitiçaria, pois na verdade esta começou com a rebelião de Lúcifer, que é o uso do poder originalmente divino para a rebelião (I Samuel 15.23), por isso a feitiçaria é assim vista. Sobretudo o principal pecado deste em relação aos simbolos é referente a Romanos 1.23, onde usa-se toda sorte de comparação simbolica até mesmo de Deus com animais, por exemplo.
Enquanto formulava a tese da justaposição entre o relógio e a Rosa dos Ventos da Onisofia (ou OCRV), um relógio que havia utilizado para tal caiu da parede sozinho. Tal evento supostamente teria relação ocultista como aviso, mas que revela-se na verdade a ira de alguma entidade por ter atingido seu domínio. Fica claro assim que o objetivo de tais é justamente desequilibrar, tal como fizera com o relógio.
Porque algumas entidades temem aos símbolos? Essa questão demonstra uma certa disparidade entre espirito e matéria em relação a seu domínio (demônios) na terra e que sugere assim que em suas atitudes o objetivo é alcançar o domínio pleno da matéria e por consequência alcançar o poder de Deus. Quando tal ser (se) alcançado nenhum símbolo terá mais domínio sobre estes, tão logo será em vã tal proteção. Valendo-se lembrar que tais não protegem a alma, a ausência de Consolador, Espirito Santo por Jesus, desprotege tal pela ausência de salvação tal como não impedindo a atuação divina, que em caso de castigo, símbolo não protege. O coração revela-se justamente como o ponto simbólico da salvação e perdição e assim como sua correlação com o fulminar a exemplo da Arca do Concerto apenas comprova tal.
A feitiçaria nasceu originalmente pelo uso do poder divino marginalmente por Satanás em rebelião se passando posteriormente estes conhecimentos aos humanos onde acabara sendo conhecido como paganismo e ganhando posteriormente vultos mais complexos com o ocultismo. Assim a feitiçaria é considerada como pecado de rebelião e vice-versa (I Sm 15.23) pois fora iniciada pela rebilião de Lucifer e por isso não é indicado ao cristão tal prática, sobretudo por colocar-nos em pendência com as referidas entidades. Estes demônios poderiam ser evocados e manipulados sobre a proteção de signos, encantamentos e feitiços específicos protegendo os homens destes. Por terem se decaído estes acabaram apenas por ficarem presos (boa parte) no mundo material e por isso ocorre enorme interação da matéria a estes, assim como tudo que a envolve. Deste modo fica-se claro que o poder destes sobre a matéria não é completo, e sendo muito maior o poder desta matéria sobre estes mas que pela aproximação do homem ao materialismo, seja pelo sexo ou outras formas de corrupção, afastando-o assim de Deus, permitiria uma aproximação maior espíritos ao mundo material, onde acredito uma vez alcançado os signos e encantamentos não mais terão poder ou relevância sobre tais expondo a todos a seu domínio. Fica-se claro assim que estes feitiços na realidade não protegem as almas dos magos e feiticeiros que o fazem de modo que no pós-mortem não significa tão pouco salvação. A verdadeira proteção vem de Deus, se bastando na evocação do poder do nome de Jesus, que portando as chaves do inferno e da morte não apenas para a condenação, mas para resguardar a salvação de seus fiéis seguidores, os cristãos.
Veja como há o enorme interesse destes demônios no homem que por representar a única ponte real entre Deus e o mundo, o mundo e os demônios atua afim de utiliza-los pelo seu ponto-fonte: o coração. Neste ponto espiritualmente falando representa a interseção-portal para o mundo divino ou infernal, pela entrega do material (demônios) e o divino representado pela perfeita suplantação dos desejos e instintos, em consequência a matéria, pela salvação em Jesus.
A feitiçaria comumente se divide em magia negra e magia branca, onde diz-se que a magia negra é toda conjuração e ritual mágico feito com a intenção de fazer o mal a algo ou alguém e a magia branca seu oposto, buscando benefícios e favores para si ou outrém. Pode-se dizer que os seguidores da magia negra representa a ala radical extremista do ocultismo, sendo os responsáveis pelos piores crimes, estupros, conspirações e etc. Já os seguidores da magia branca, não são tão fanáticos, sendo mais amenos e ponderados, normalmente apresentam uma posição mais conciliadora e de bom senso. Na realidade é bastante difícil se diferenciar um praticante de uma a outra, para quem é de fora especialmente, a não ser pela sua conduta que normalmente é feita de forma velada. Existem, no entanto, alguns grupos que em sua filosofia é muito mais inclinada a prática da magia negra, extremamente perigosos e voláteis. Uma das características invariáveis tanto a um quanto a outro é o escape ao irrealismo, onde estes muitas vezes reduzem a experiência prática a simboligias e comportamentos meramente alegóricos, o que é discordavel empiricamente e de forma geral na psicologia, inclusive ao próprio Behaviorismo do qual normalmente são seguidores.
São diversos os tipos de magia sendo as principais a Enoquiana, Thelema, O.T.O. entre outras. Existe também o termo Magick criado por Aleister Crowley para distinguir "magia" de "mágica" denominado com o mesmo termo no inglês "magic" distinguindo filosofia mágica de mágica ilusionista, mesmo que agregando elementos cabalísticos onde Magick ganha idéia de harmonização com o próximo provendo a chamada magia Thelema que auto-consideração ciência e arte e propõe ligação direta com a vontade por pregar que todo ato voluntário é um ato mágico. Os escritos Magick in Theory and Practice listam os atos da Magick como filosofia de vida propriamente dito valorizando o individuo como um deus, assim como seu jeito natural de ser, pregando-se a auto-suficiência que mesmo dentro de certo âmbito seja funcional mas parece ter a pretensa de desprender tal dos elementos do habitat que interferem direta ou indiretamente em seu querer, assim demonstrando-se que esse "eu" não é resultado do que percebe, mas do que com ele interage pela percepção de acordo com a receptividade deste, ou seja apresenta-se conexão e dependência universal em algum nível sim. Nessas diferenciações que entram a chamada Caminho da Mão Esquerda onde diz-se "minha vontade seja feita" (contra o Pai Nosso?) contra a mentalidade-de-rebanho ou massas e o Caminho da Mão Direita ("Vossa Vontade seja Feita") lidando-se com os desejos e o eu natural, ou instintivo.
O termo direita que no português pode ser interpretado não apenas como um lado, mas relacionado a tudo que é correto ou justo, é traduzido no latim como 'dexter' de onde veio o termo destreza que significa habilidade. Já esquerda pode ser interpretado no latim como 'sinister' de onde vem o termo "sinistro", ou "mau". Já no francês significa 'gauche' que designa o que é desajeitado ou torto. Assim, em sua aplicação na magia pressupõe-se a confusão que provoca.Ainda menciona-se as relacionadas Magia Baixa e Magia Alta, do qual a Magia Baixa se designaria ao terrestre normalmente de origem pagã (que tem em etimologia original o significado de campo ganhando assim relação não-cristã) ligada ao desregramento dos sentidos, sendo baseada na carne, no suor, na terra e no sangue estando comumente relacionada aos rituais primitivos ou afro-americanos. Já a Alta Magia ganha o valor mais "cristianizado" sendo intelectualizada e fria entonada estritamente no sentido espiritual pela abstinência do carnal ou material, onde a figura do mago pode ser substituída pelo sacerdote ou padre.
Já o Hermetismo se poderia definir como o estudo da filosofia oculta e da magia, dando origem ao que se chama a magia hermética. Atribuídos aos estudos dos supostos escritos de Hermes Trismegisto ("Hermes Três-Vezes-Grande"), que seriam que seria uma espécie de unificação do deus grego Hermes e do deus egípcio Thoth. Estes escritos são uma coleção de 18 obras Gregas, cuja as principais são Corpus Hermeticum e a Tábua de Esmeralda, compondo informações sobre astrologia, magia e Alquimia. Já o livro Caibalion datado do final do século XIX contém as Sete Leis do Hermetismo. Entre estas Sete leis estaria "O Todo é Mente; o Universo é mental." Seus ensinamentos buscam a evolução e a expansão da consciência humana até à Consciência divina.
Como se identificar a corrente mágico-esoterica que a Ordem pertence?
É bastante díficil se identificar as Ordens, uma destas pode ser por Ordem-tronco ou raiz, a exemplo da Maçonaira e Roza-cruz, conforme relatado. Outro modo são pelas correntes mágicas e(ou) doutrinárias. Todas as religiões receberam adequações esotéricas de clara assimilação ao esoterismo, do qual pelo cruzamento de suas crenças entre si geraram diversas dissidências, ramificações ou novas Ordens:
- O Gnotismo pode ser chamada de Tradição Esotérica Cristã, por se adaptar do cristianismo ao esoterismo.
- A Cabala pode se chamar Tradição Esotérica Judaica, como adaptação do judaísmo ao esoterismo.
- O Sufismo pode ser chamado de Tradição Esotérica Islâmica, como uma adequação do Islamismo.
Outras Correntes mágicas
Hermetismo de Hermes, que por sua vez gerou:
- Irmandade Hermética de Luxor (Hermetic Brotherhood of Luxor), provavelmente parente da Irmandade de Luxor.
- A Ordem Hermética da Golden Dawn (Hermetic Order of the Golden Dawn) e suas equivalentes irmãs ou filhas.
- A Fraternidade Hermética da Luz (Hermetic Brotherhood of Light)
Exemplos de Ramos em ordem de ligação:
1 - Ordo Templi Orientis ou O.T.O. que veio dos Templários fundada pela Maçônaria.
2 - Sociedade Novo Aeon (SNA), vinda da O.T.O.
3 - Loja Nova Ísis (LNI), vinda da SNA
4 - Collegium ad Lux et Nox que sucedeu a LNI (originalmente: Collegium ad LVX et NOX).
5 - Fraternitatis Astrum Argentum, que veio por sua vez da Golden Dawn (da O.T.O.), em 1907, que gerou por sua vez Frater Saturnus (Germer), Frater Parsival entre outras.
"Um juramento mágico, é a mais irresistível das forças morais. Ele é uma afirmação da verdadeira vontade; sendo o elo entre a consciência humana e a consciência divina da naureza do ser. Um juramento mágico, que não expressa a verdadeira vontade, desperta forças de oposição, enfraquecendo o homem de acordo com seriedade do compromisso".
Aleister Crowley
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