quinta-feira, 19 de março de 2009

Hashashin - Ordem dos Assassinos

Este antiga Sociedade Secreta político-religiosa pode ser um dos influentes aliados diretos dos Templários e até mesmo influente nas chamadas "lojas do oriente". Uma das principais fundações do extremismo do oriente médio (a exemplo do terrorismo), é uma seita de seguimentos esotéricos chamado ismaelismo que é um ramo do sufismo, uma corrente esotérica do islamismo que apesar de agregar num sincretismo elementos cristãos, hinduistas, do neoplatonismo e de zoroastrismo pode-se identificar como Islão Xiita.
Foi fundada no século XI pelo chamado Velho da Montanha, Hassan ibn Sabbah (1034 - 1124) um missionário nizarin filho de uma poderosa família de de Hameer de Yemen e estudioso do Corão e outros escritos. Acreditava ser a sétima encarnação do Imã Ismael, que ao recusar o novo califa, al-Mustali mas sim seu irmão Nizar, após a morte do antigo califa (al-Mustansir em 1094) teria inicando assim uma disputa na dinastia Xiita conhecida como Fatímidas que eram dominantes no Norte de África.
Segundo textos de ismaelitas encontrados na Índia por W. Ivanov cuja a tradução é de "Jean Claude Frère, L'Ordre des assassins (caps. I e II, pp. 15 a 78)" foi estudados por Ala-Ed Din D'joueïny na biblioteca de Hassan em Alamut. Estes escritos remanescentes narram que Hassan teria tido uma visão de Zaratustra ao fugir de Ispahan que o teria dito para ir ao o norte "numa caverna de uma alta montanha" afim de ser iniciado por menbros de uma seita secreta e que o teria rendido o nome de Velho da Montanha (assim por viver sem sair dos cômodos em Alamut levando muitas seguidores a acreditar que não morrera) onde recebera a missão de "libertar a raça ariana e fundar um novo império, tendo por base a nova religião." Seguindo estes estudos na "Casa das Ciências" no Cairo, Egito onde teria conhecido Nizar forjou seu sincretismo.
Hashashin chegou a ter supostamente 60 mil seguidores que ficaram conhecidos pela ferocidade e fidelidade ao clã, estabelecendo-se numa fortaleza em Alamut (atribuído a um rei antigo do Daylam e conquistada dos seljúcida em 04 de setembro de 1090), no Irão atual cidade iraniana de Teerão. Seu império rapidamente ascendeu até a Síria onde no século XII tomaram vários castelos nas montanhas de An-Nusayriyah se estendendo além das fronteiras por ataques e sua fama se alastrou por todo mundo cristão. Os Assassinos são conhecidos também por se infiltrarem em cidades como forma de conquista-las.
O Termo da nomenclatura viria de "Assass" que significa "os fundamentos" (da fé islâmica) que teria dado por sua vez a origem etimológica do termo "assassino" como acabaram sendo conhecido entre outros termos em línguas européias. Também pode-se associar o nome a erva haxixe que de acordo com algumas fontes medievais e desde Marco Polo viria do termo "haschichiyun" que significa "fumador de haxixe" do qual relata-se por viajantes que os Assassinos tinham por hábito ritual usar esta erva para concede-los uma visão do paraíso antes de seus ataques, mesmo que as fontes ismaelitas não façam referência a esta prática diretamente e que poderia-se também entender como "seguidor de Hassan". Mesmo que tendo-se em consideração da predominância de significados duais sempre constante em correntes esotéricas seguindo assim outras explicações etimológicas.
Entre outras curiosidades está no fato de seus rituais de iniciação se assemelhassem bastante posteriormente a cultos do qual seus iniciados eram levados a crer que estavam a beira de morrer e que segundo narrado por Marco Polo antes da tomada da fortaleza Alamut por mongóis liderados por Hulagu Khan em 1256 destruíndo sua biblioteca que contia os relatos, algumas pessoas seriam drogadas afim de se simular sua morte, mesmo que tais fatos narrados se confundam com lendas e realidade tornando-se muitas vezes contraditórios. No entanto, conforme narrado por alguns menbros da própria Ordem alguns futuros inciados eram criados em jardins ainda novos sob o efeito de haxixe e excitados constantemente por virgens até serem inciados. Um destes principais jardins fora criado por Hassan, chamado "Firdous e Bareen" era feito para forjar homens-arma da Ordem, os Hashshishin. Os fiéis por sua vez eram chamados iassek que tinham por superiores os mujib que poderiam vir a se sacrificar (fedayin) que respondiam por sua vez aos rafik apenas subordinados ao próprio Hassan. Esta ainda contava com facção Nizarin que se mantém até hoje espalhada por paises da África ao Oriente Médio.


Lista de Grão-Mestres da Ordem: Governantes de Alamut
Hassan i Sabbah: 1097-1124
Buzurg-Ummid: 1124-1138
Mohammed I: 1138-1162
Hassan II: 1162-1166
Mohammed II: 1166-1210
Hassan III: 1210-1221
Mohammed III: 1221-1255
Rukh al-Din Khurshah: 1255-1256

Um comentário: