quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O Grande Truque da mágica

A Mágica apresenta enorme fascinio e teatriticidade perante o público, é definitivamente uma arte, e o filme "O Grande Truque" acaba por abordar este tema de forma substancial e imparcial. Do roteirista e diretor Christopher Nolan, dos não menos excelentes 'Amnésia' e 'Insônia' (e mais comercialmente conhecidos "Batman Begins" e "Cavalheiro das Trevas"), desde o trailer deixa claro que submergirá no mundo da mágica. O fascinante mundo do ilusionismo onde se utiliza por metodos antiguissímos (boa parte herdados do antigo Egito) como o nome sugere de ilusões seja optica ou enganando as plateias re-direcionando o foco de atenção destes a outro ponto, sendo repleto de cenários, peças e artefatos falsos existe muito interpretação. No filme conta um conflito entre dois grandes mágicos que apesar de inicialmente colegas de trabalho criam uma rivalidade extrema.
Definitivamente é um filme que pode ser útil a aqueles que querem ter suas mentes treinadas as sutilezas que levam a estes aparentes milagres. Mister "M", foi considerado por muitos como um grande inimigo dos mágicos por revelar muitos dos segredos, mas mesmo que estes se revelados tirem a graça parcialmente não é motivo de pânico, pois ao ver como é feito os efeitos visuais de um bom filme não tira a graça deste. A mágica conforme descrita por Michael Caine no filme basicamente se divide em três grandes atos (assim como um filme):
A promessa, onde este ao se utilizar de um objeto aparentemente comum, mas que provavelmente não é, é colocado como chamariz ao público até o segundo ato, a virada.
A virada consiste em tornar um objeto comum em algo extraordinário ante os olhos do público até o ato final, o chamado Grande Truque do título. É quando tudo ocorre.
Todo mágico acaba por muitas vezes ter sua mente treinada e assim utilizada em possíveis fraudes diversas, aplicando-se inclusive no meio cinematográfico. James Randhi, conhecido ex-mágico construíu um Instituto especializado em desmascaram fraudes diversas, sejam elas envolvendo ufologia a outros fenómenos supostamente paranormais de telepatia, telecinese e etc. As habilidades mágicas e do ilusionismo tornam-se um interessante campo de estudo mesmo que conforme saibamos seus caminhos se entrecruzem com o do ocultismo, alquímia e etc. Esse fenómeno comum ao ser humano de atrair a atenção para desviar o foco é comumente utilizado por ladrões especializados e até mesmo a governantes habilidosos. Compelir o público a determinada reação, fazendo este se distrair ou de se ganhar confiança apenas não surte efeitos nestes poucos elementos 'dispertos', nos truques de ilusionismo.
Coloquemos 'Maitreya' como o objeto aparentemente comum mas que provavelmente não é. Sabendo-se do profundo desdém pela vida humana, este é usado como chamariz do público, como foco do primeiro ato e por isso a seu término pretendem descarta-lo, que em conformidade de seu mundo tudo tem que servir ao propósito deles, e como uma história tem fim e o fim para eles sempre é morrer, então a primeira etapa fora concluída. Essa parte incluí em tornar as pessoas mais acessíveis ao conceito de que Maitreya morrer é necessário sendo assim parte fundamental para se mudar a consciência que favoreça a repetição de sacrifício, como ratificação futura perante o próprio povo como parte da própria pregação deles buscando mudar a maneira de pensar e acreditar e de que aqueles que não se adequarem em utilidade serão eliminados, ou seja, servidão. Não uma mera questão de profecia, pois como se sabe até mesmo chegaram "profetizar" que Maytreia se tornaria um Papa.
Infelizmente se tornou um dos pilares substanciais de muita gente o que torna a situação complicada para os próprios, de modo que assim "tira-lo de cena" tornará o segundo ato mais fácil e uma necessidade primordial a estes afim de passar para o novo ponto de sua agenda. Nesse ato é onde entra o objeto aparentemente comum a se tornar extraordinário: o Anticristo verdadeiramente. Aqui todos seus milagres serão uma síntese de mágicas em escala global, puro ilusionismo de modo a subverter a vontade de todos direcionando a si próprios para de acordo com sua vontade, o Plano deles apesar de consistir em seus partes afim de alterar a consciência, no geral se assemelha bastante a um truque de mágica, só que assim como o personagem do filme disse é bastante real. É quando então ocorrer o Grande Truque, essa parte prefiro que usem a imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário