segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Criptozoologia

O Estudo da Criptozoologia é normalmente desacreditado como pseudociência sendo para a zoologia e biologia o que é a astrologia é para a astronomia ao estudar espécies mitológicas, lendárias ou avistada por grupos pequenos de pessoas. Porém, muitas vezes ao flertar com o estudo de animais extintos e ao fazer um paralelo explicativo do ponto de vista antropológico para das lendas de diversas culturas com animais extintos e desconhecidos acaba por fazer grandes acertos. Assim também os casos de animais que antes foram considerados fantasias alucinadas como o Celacanto, dragão-de-komodo e a lula-gigante são citados pelos criptozoólogos.
Há também um freqüente flerte da criptozzologia com a ufologia no que se diz respeito a supostos extreterrenos, assim como ao estudo de formas de vidas em condições inóspitas. No Japão esses fenômenos são chamado de "Ayakashi" ou Yokai (que se traduz como "estranho", "inacreditável" ou "bizarro") designando objetos e criaturas além da compreensão humana que podem assim também relacionar com o sobrenatural.

"Se é um fato ou criação psicológica, a ciência tem que ficar a par do que se apresenta de novo. O que temos catalogado no museu são duas peças de fundamental importância para o estudo científico, pois existem relatos coincidentes de lendas indígenas sobre índios morcegos e seres vindos das estrelas, que teriam uma cabeça mais avantajada que o corpo. Como explicar que tribos indígenas que nunca se conheceram tem o mesmo relato?"
Ataíde Ferreira da Silva Neto


No Brasil existe um museu dedicado ao tema. O Museu de História Natural Wilson Estevanovic, teria surgido com a intenção com de divulgar o conhecimento das ciências naturais abordando astronomia, arqueologia, anatomia, antropologia, egiptologia, geologia e biodiversidade. Segundo Wellington Estevanovic suas peças teriam vindo de antepassados da ex-URSS antes da Primeira Guerra Mundial: "O que sabemos é que Wladimir Stevanovich tinha vontade de criar algo diferente. Oficialmente, o Museu de História Natural Wilson Estevanovic foi do meu pai. Ele existe há 10 anos e temos mais de 25 mil peças".
Entre essas peças teriam um ET de 97 cm com cabeça desproporcional, seis dedos e cabeça e globo ocular diferenciado, que segundo Estevanovic teria sido examinado por especialistas japoneses: "A rede de televisão japonesa Asahi foi com uma comitiva ao nosso museu em 2005 e fizeram o convite para que participássemos de um documentário para analisar o esqueleto. O interessante é que também fizeram uma reconstituição. Eles realizaram exames que mostraram que ele (o suposto extraterrestre) difere da realidade humana, principalmente porque a densidade óssea é de 2 a 30, enquanto a de um ser humano varia de 500 a 1.500". Entre as peças bizarras ainda estariam a de uma múmia gato e uma criança de duas cabeças. Abaixo uma lista das principais criaturas debatidas pela criptozoologia:

ABOMINAVÉL HOMEM DAS NEVES: Primata gigante que existiria no Himalaia.

AHOOL: Provável morcego gigante que viveria na Indonésia.

ALLERGORHAI HORHAI: Verme gigante, não oficialmente descoberto que passa sua vida de baixo da Terra.

AMERANTHROPOIDES: Uma espécie de macaco chamada Mono classificado pela criptozoologia e cuja a existência não é comprovada.

ASEMA: Criatura do folclore sul-americano (Suriname). Espécie de vampiro mutante.

BIG FOOT: Pé grande, Criatura parecida com macaco gigante, visto por alguns americanos.

BUSCO, besta de: Suposta tartaruga gigante classificada pela Criptozoologia.

BUNYIP: Suposto monstro da Criptozollogia que viveria nos lagos da Austrália e seria semelhante ao Diprotodon.

BURU: Suposto parente do Dragão de Komodo australiano cuja a existência não é confirmada.

CHAN: Monstro Lacruste de Yucatán que habitaria tanto seus profundos lagos quanto a cratera do vulcão.

CHAMP: Serpente aquática com mais de 300 aparições no lago Champlain, nos EUA.

COM RIT: Gigante criatura aquática de existência não confirmada que seria similar a um milípede, uma espécie de crustáceo enorme e longo.

CRAWFORDSVILLE, Monstro de: Gigantesca 'forma atmosférica de vida' vista por muita gente e divulgada na imprensa americana com sensacionalismo.

DOBHAR CHU: Uma espécie de crocodilo peludo que seria mamífero, talvez Pakicetus que escapou a extinção. Sua existência não é confirmada.

EMELA-NTOUKA: animal africano aquático que é descrito como uma estranha mistura de crocodilo com rinoceronte. Dizem que é herbívoro, mas que costuma matar elefantes.

GEVAUDAN, CRIATURA DE: Uma possível fera que aterrorizou a cidade de Gevaudan, na França de 1764, fazendo inúmeras vítimas. muitas das lendas diziam ser um lobo monstruoso, porém o caso terminou sem solução após sua última vítima.

GAMBO: mamífero marinho que se acredita ser semelhante a um golfinho peludo e com patas traseiras. Caso exista, deve ser um dos cetáceos mais primitivos já descobertos.

GARADIÁVOLO: Essa criatura de origem e existência não confirmada que fora descoberta por Alfredo Garcia Garamendi que relatou ter sido atacado por uma destas criaturas em uma expedição a Porto Rico em 1974. São peixes com enormes raias.

GARIBALDO: Grande Ave que (com 1,5 metros de envergadura),que recebeu este nome por causa de sua semelhança com personagem infantil da TV, chamado de Big Bird (Pássaro grande) nos EUA.

GIGLIOLI: Baleia cuja xistência não comprovada é estudada -ela Criptozoologia e tem por características com enormes barbatanas dorsais.

JASCONIUS: um peixe suposto gigante do tamanho de uma ilha.

LOUP-GAROU: Como era chamado Lobisomens na França, porém era mais como um vampiro.

LUSCA: Polvo gigante.

MAPINGUARI: Uma suposta criatura estudada pela Criptozoologia que seria uma especie de primata que vive na Amazônia coberto por longos pelos. Uma espécie de preguiça gigante.

MONGOLIA, verme da: Também chamado de allghoi, orghoi ou khorkhoi é uma criatura venenosa de existência não provada que habitaria o deserto de Gobi, na Mongólia. Há vários relatos de nômades do deserto durante muitos anos sobre este verme gigante.

MOKELE-MBEMBE: Nome indígena dado ao monstro aquático de grande pescoço 'Serpente marinha'.

MORGAWR: Também chamado de gigante do mar, essa estranha criatura possivelmente um remanescente pré-histórico habitaria a costa ocidental da Inglaterra.

MEGA MOUTH: Possível nova espécie de tubarão capturada nos EUA em 1976.

NAHUELITO: Monstro lacustre na América do Sul, mas exatamente no lago Nahuel Huapi, na Argentina. Chamado também de El Cuero e El Manto.

NESS, Lago: Lago no qual era visto um monstro, possivelmente um animal remanescente da pré-história.

OGOPOGO: Outro do vários monstros lacustres. Este uma espécie de versão do escocês do lago Ness.

ORANGE KUBU: Equivalente do pé grande na Indonésia.

OHRWURM: Em alemão 'Verme do ouvido' termo usado para melodias que se propagam pela população.

SASQUATCH: Uma espécie de Pé grande que viveria no Canadá, porém muito mais evoluído como uma espécie de índio muito inteligente.

SERPENTES CELESTES: Dragões voadores, o ultimo relato de sua possível aparição foi em 1883.

SERPENTES MARINHAS: Monstros em forma de serpente estudados pela Criptologia, podendo ser animais pré-históricos remanescentes.

SHUNKA WARAKIN: animal norte-americano de existência não confirmada que dizem ser semelhante a uma hiena.

TATZELWURM: animal estranho, semelhante a um grande lagarto que possui as pernas dianteiras mas não as traseiras. Alguns acreditam ser um anfíbio.

KRAKEN: Lula gigante, um super molusco que habitou o imaginário humano mas pode ser real.

KONGAMATO: animal voador africano que antes se acreditava ser um pterossauro. Hoje acredita-se que se existir é mais provavelmente uma espécie gigante de morcego.

THUNDERBIRD: Ave-Trovão que teria a envergadura de 11 metros, há relatos nos EUA desde 1890.

TRUNKO: um animal marinho com tromba de elefante, rabo de lagosta e pele branca. Alguns acreditam ser uma carcassa de baleia, outros acham ser uma nova espécie de baleia.

WAHEELA: mamífero carnívoro semelhante a uma mistura de lobo com urso que se acredita viver no Canadá. Se existir pode ser da família dos extintos cães-ursos.

ZAMBA ZARAA: se acredita ser semelhante a um ouriço de cauda longa, porém capaz de inflar o corpo como um baiacu. Vive no deserto de Gobi, na Mongólia.

ZUIYO MARU: uma criatura marinha estranha. Alguns acreditam se um Plesiossauro, ou um tipo de tubarão.

YAREN: Possível primata gigante avistado na China.

YETI: Nome dado à primatas gigantes que existiriam no Nepal.

YOWIE: Possível primata gigante avistado na Austrália.

O curioso é que na criptozoologia parece freqüentemente cruzar o caminho com a das mitologias e conseqüentemente de religiões tocando até mesmo na demonologia.

Bizarras criaturas mitológicas
Mantícora: Este ser com cabeça de homem num corpo de leão e rabo de escorpião, comeria carne humana tendo uma voz similares a timbres de flauta e trompa. Tendo-se uma enorme velocidade, teria ainda três fileiras de dentes segundo descrito por Plínio, o Velho. Já nos bestiários mediavaisa este teria olhos de bode, sendo também adaptado a cultura colonial brasileira sob o nome de hay, um ser de garras enormes e rosto simiesco, segundo os índios.

Grifo: Esse quadrúpede alado é uma figura mitológica hora ligada a malignidade hora com a divindade, onde este ser com asas e cabeça de águia e corpo de leão. No livro Physiologus refere-se a este ser como a maior de todas as aves dos céus.

Minotauro: Este ser da literatura mitológica clássica sendo descrito como metade homem (seu corpo), metade touro (sua cabeça) de acordo com o poeta latino Ovídio, sendo o oposto dos centauros cujo seus corpos era de cavalos e da cintura para cima homens. Este ser de acordo com seu mito seria uma aberração que teria sido escondida num labirinto.

Pêgaso: Segundo a narrativa da mitologia grega, o pegaso seria um cavalo alado que serveria aos deuses do Olimpo, estando associada a lenda de Belerofonte, do qual com sua montaria teria derrotado Quimera, um monstro terrível.

Basílico: O nome cujo o significado representa "pequeno rei", definido por Plínio, o Velho como o rei dos répteis. Esta besta que teria surgido do sangue da meduza (ou pelo ovo de um galo chocado por um sapo!) teria o veneno mais poderoso conhecido (lançado pelo olhar, semelhantemente a meduza), tendo uma mancha branca em forma de diadema na cabeça, cauda de serpente e corpo de galo e asas similares a de morcego.

Quimera: Este monstro cruel é na parte frontal leão, com a metade traseira corpo de dragão, com uma cabeça de cobra que gospe fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário